RG_JOVEM PJ 6

17/07/2010 14:13

Importância da afetividade em nossas relações.

 

Quando digo próximo me refiro inicialmente aos seus familiares, vizinhos, aquele colega que pega ônibus ou lotação no seu horário o atendente da padaria, da farmácia, a pessoa que fala ao telefone te ofertando algo, enfim toda e qualquer pessoa que divide o espaço social com você . Será que você tem a percepção que ela existe e é extremamente importantes na sua vida .

Muitos são os lugares coletivos e todos têm algo a dizer sobre eles. Aqueles que, por qualquer motivo, nos remetem a uma relação de afeto. Sempre estamos preocupados com o conhecimento intelectual e hoje constatamos que tão importante é aprender a colaborar, a viver em sociedade, em grupo, a gostar de si e dos demais como ter atitudes positivas diante de si mesmo e dos outros.

A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. A afetividade se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, inclinação, desejo, gosto, paixão, de ternura, da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto do conhecimento. A afetividade dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados. Facilita a comunicação, toca os participantes, promove a união. "O clima afetivo prende totalmente, envolve plenamente, multiplica as potencialidades. O homem contemporâneo, pela relação tão forte com os meios de comunicação e pela solidão da cidade grande, é muito sensível às formas de comunicação que enfatizam os apelos emocionais e afetivos mais do que os racionais. Nos vários ambientes que freqüentamos, nos comunicamos como pessoas realizadas ou insatisfeitas, abertas ou fechadas, confiantes ou desconfiadas, competentes ou incompetentes, egoístas ou generosas, éticas ou aéticas. Além disso, nos expressamos como homens ou mulheres, jovens ou adultos, ricos ou pobres. Todas essas variáveis interferem-nos vários níveis de comunicação pessoal, grupal e organizacional e expressam o nível de aprendizagem que atingimos como pessoas."

Sendo assim caro amigo. Ame seu próximo! Busque enxergar aquele individuo caído na vala, seja sensível em perceber o outro: seja ele branco,negro,pobre,rico,feio,bonito tenha ele a aparência que tiver o ame e o perceba incondicionalmente .Quer começar a mudança comece a abraçar de forma carinhosa a primeira pessoa que estiver a sua frente você vai perceber a alegria transbordar em seu coração . Fique com Deus Até o próximo RG - Jovem.

Colunista - Onofre Lopes 

Quero iniciar esta conversa, perguntado a você jovem. Como anda a sua afetividade pelo próximo?

Voltar